Volkswagen SP2 - O Injustiçado


Podemos dizer que esse carro é o puro orgulho Brasileiro - foi o primeiro Volkswagen projetado e construído fora da matriz Alemã. Pelo design, começou muito bem, mas muito bem mesmo, o "SP" é considerado um dos VW mais belos de todos. Eu concordo. Os Fãs de Volkswagen do mundo inteiro concordam(lá fora, o bicho é muitíssimo valioso). O mundo concorda.

Há relatos que na última semana de junho de 1972 havia tumulto nas concessionárias para conhecer o carro. Dizem que um revendedor precisou chamar a polícia, pois já passava das 22h e as pessoas não saíam de perto do carro!

O bicho é tão lindo que é uma atração no Museu da Volkswagen em Wolfsburg.


Ele tinha linhas modernas e esportivas e é um carro muito baixo (1158mm de altura!). O interior era de botar inveja para os demais carros da época. O painel de plástico deformável(mais seguro em caso de acidentes) era uma novidade. O painel tem conta-giros com luzes de pressão do óleo e alternador, velocímetro com luz de farol alto, relógio, medidores de gasolina e de temperatura do óleo e amperímetro. Todos os manômetros estavam em direção para o motorista, garantindo uma boa visibilidade da informação do carro. Eram coisas que um VW normal jamais teria.

O acabamento era superior, tinha bancos esportivos de couro, manoplas em madeira jacarandá.

Ah! E o estiloso volante de 3 raios... Isso é tão anos '70!

O bacana é que o design da Porsche 924/928 pode ter sido baseado no SP2!

O nome ou sigla "SP" nada mais é que uma homenagem à cidade de São Paulo(origem dessa obra deslumbrante), embora alguns preferem dizer que a sigla significa "Sport Prototype", "Special Project" ou "Sem Potência"...

Mas peraê... "Sem Potência"? 

Pois é. O VW SP2 nada mais era que um cordeiro em pele de lobo. O desempenho não fazia jus ao seu belo design esportivo...


Bem vindos a mais um post da série "O injustiçado"

O SP1(65cv) mal foi lançado e já foi descontinuado. O motivo foi o baixíssimo desempenho.
O SP2 era um pouco mais potente(75cv), mas ainda, o desempenho não agradava.

Mesmo sendo um pouco mais veloz para os padrões da época, o SP2 perdia feio para os outros esportivos, como o Puma GT, GM Opala SS e Ford Maverick. E ainda... a Volkswagen Variant conseguia alcançar o SP2 sem muito esforço.

Quando se falava de preço, compensava muito mais comprar um Puma GT, ou ter um pouquinho mais de paciência para juntar mais um pouquinho de grana para o Maverick.

 Puma GT Tubarão

Se for comparar um Puma GT com o SP2, ambos tinham motor similar. Mas a grande diferença é que a carroceria do Puma GT era de 'fibra de vidro', enquanto o SP2 utilizava o tradicional aço(que é muito mais pesado do que fibra de vidro).

Ainda no fim dos anos 70, havia uma tentativa de tentar quebrar o mal desempenho do SP2 - A Dacon(Revendedora Volkswagen/Porsche) resolveu em criar um novo projeto em cima do SP2 de uma forma independente(Já que a própria VW desistiu).

As mudanças foi tanto pelo design e motorização. O visual ficou mais limpo, perdendo os frisos e tomadas de ar laterais; a frente foi trocada pela grade preta com quatro faróis, inspirada no Passat TS. O interior passou a ficar mais luxuoso, com bancos e volante de couro importado; passou a ter ar-condicionado.

Já o motor... O SP3 pegou o motor do Passat TS emprestado. Dessa vez, finalmente vingou!
Nem tanto assim. O motivo que ainda fez o SP3 ficar com a maldição da injustiça foi a paralisação da construção do SP-2 pela Volkswagen e o preço muito alto do projeto.

Sobre o custo... A Dacon oferecia serviços de conversão SP2 para SP3, e esse trampo custava muito mais do que os olhos da cara. Era preciso desembolsar cerca de 100.000,00 cruzeiros... Era muita grana, bicho.

Infelizmente... O preço elevado e a baixa potência foram os motivos para que a vida do SP2 durasse pouco e com muita injustiça. Quando teve a solução, ficou mais caro ainda.


Na minha opinião, não considero o SP2 como um esportivo que deve encarar o Puma GT, mas sim como apenas Grand Tourer. Embora ele tenha um motor fraco demais pela sua carroceria ou carroceria pesada demais pelo seu motor, ainda tinha aquele visual e toque de esportivo, mas apenas toque.

Não sei se a Volkswagen criou o SP2 justamente para competir com o Puma. Talvez isso é uma verdade... Mas a competição era apenas sobre o quésito 'Carro de luxo', espero. Se a competição foi levada para tentar ser o melhor esportivo em termos de desempenho, sinceramente, foi uma burrice da VW.

Ou... Houve apenas um mal entendimento entre os clientes... Apesar de que o SP2 tinha uma baita cara de esportivo, sendo que ele, era apenas um carro 'descolado'.

Vejo que o SP2 foi projetado para os jovens e casais que querem viajar por aí, enquanto o Puma nasceu nas pistas, para as pistas. Ou seja, são propostas diferentes.

Sabe o que é curioso? Vejo uma similaridade entre o Hyundai Veloster (No Brasil) e SP2. Ambos tem um visual bonito e esportivo, mas o desempenho não faz jus ao desenho. Tanto o Veloster e SP2 sofreram com inúmeros apelidos maldosos referidos ao desempenho e proposta: SP2 = Sem Potência, Sonho de Puta; Veloster = Lentoster, Queboster.

Fora a nossa indignação quando vemos um carro totalmente fora do seu preço. Não é mesmo, Veloster? CAOA? 

Hyundai Veloster

As únicas diferenças mesmo, é que um é Brasileiro e outro Coreano...

Fico com o SP2 mesmo.

Bonus!:

Eu nasci depois do falecimento do meu avô materno. Não conheço muito sobre ele, mas alguns anos atrás fiquei sabendo que ele era gerente de vendas de uma das maiores concessionárias Volkswagen de São Paulo(pelo menos, é o que me disseram). As únicas informações que eu tenho é que essa concessionária se chamava "Savena" e ficava na Av.Brigadeiro. Não sei se ela ainda existe, pois fiquei rodopiando no google maps e nada.

Mas o interessante é que além de ele lidar com vários Fuscas, Brasília, Variant e etc(paraíso!), chegou a lidar com os Karmann Ghia e SP2! E ainda tinha o privilégio de fazer test-drive e a cara de pau em levar algum desses possantes para a casa e dar umas voltinhas com a filharada antes de entregar para o cliente!


Então perguntei para a minha mãe: O que acha sobre o SP2?

 "Terrível por dentro, é baixo demais... Pelo menos é um carro bonito. Mas não sei como você e seu avô gostam de carros claustrofóbicos... Meu deus, viu..."


Será que esse fato seria o motivo de eu ser obcecado por Volkswagen clássicos? De defender o SP2?







Coleção dos sonhos.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Ceyron Louis

Autoentusiasta meio louco, um feliz proprietário de um Ford Ka Mk1 "Rosso Corsa". Curte Heavy Metal, Jazz e Rock Psicodélico.

0 comentários:

Postar um comentário